Trabalhando para a agência de notícias United Press International (UPI), Arthur Sasse, fotógrafo, conseguiu ser rápido o suficiente para registrar a foto histórica de um momento que marcaria eternamente uma face não conhecida de Albert Einstein na saída do Princeton Club, onde o físico comemorava seu aniversário de 72 anos junto a colegas de trabalho.
Já dentro do veículo, com seu colega e sua esposa, cansado após o evento, Albert se preparava para ir embora. Abordado pelo Fotógrafo Arthur, e possivelmente já exausto dos cliques da noite, resolveu agir de maneira descontraída e então surgiu a foto histórica que mudaria sua imagem para toda a eternidade.
Rápido e perspicaz, Arthur conseguiu capturar a personalidade que existia por trás do premiado físico, estava preparado tecnicamente, no momento e local certo, e com sua foto, conseguiu difundir ainda mais a imagem de um profissional que dificilmente seria conhecido por ser descolado.
A foto histórica mudou eternamente o modo como um físico renomado é visto.
Einstein ganhou uma imagem popular, e até hoje são feitas montagens com ele. O físico aparece em diversas caricaturas tatuado, fumando cachimbo, usando moletom, bebendo chope. Vejam como uma foto pode impactar para sempre a imagem de uma pessoa: Einstein obviamente é conhecido pelos seus diversos feitos na física, mas ganhou a imagem de físico descolado devido ao clique de Sasse.
A Agência UPI, apesar do receio da rejeição do físico, publicou a imagem nos veículos de comunicação da época, e para sua surpresa, Albert pediu cópias e mandou para amigos. A foto original foi assinada por ele, e leiloada em Los Angeles, EUA, no dia 27 de julho de 2017, por US$ 125 mil.
Camisetas, canecas, bonecos, quadros, agendas e todos os tipos de objetos imagináveis são produzidos até hoje, com a foto tirada em 1951. Einstein mudou a forma como entendíamos o espaço e o tempo, mas foi Sasse que nos fez ver sua personalidade.
Veja mais sobre a história da fotografia aqui