A fotografo selecionado para realizar o registro da foto dos Beatles que iria compor a capa do disco Abbey Road foi Iain Stewart Macmillan que foi apresentado ao Beatle John Lennon por Yoko Ono. Escocês, se mudou para Londres no Intuito de se profissionalizar como fotógrafo.
O fotógrafo recebeu, com alguns dias de antecedência, o esboço de como era esperado o resultado das imagens na movimentada avenida de Londres, e assim já planejou como seria feito, tendo em vista que teria pouco tempo para fotografá-los.
Em posição central, e com o trânsito parado com um policial contratado, Macmillan subiu em uma escada de cerca de 3 metros de altura, e em dez minutos conseguiu capturar seis imagens da banda, sendo a quinta a escolhida por ter maior simetria e concordância.
Mas por que a imagem se tornou tão familiar e nos aproximou tanto dos Beatles ? Tirada em ambiente público e acessível, a imagem mostra parte do cotidiano de muitas pessoas, e serve até hoje de inspiração para outros artistas.
Foi também tirada de maneira natural, como cada um se sentia à vontade, o que revela a presença da personalidade de todos, como John descalço por sentir calor com os sapatos. A Imagem também revela a “desordem ordenada” dos artistas, e por isso se tornou tão emblemática e significativa.
Diversas teorias nada convencionais foram levantadas sobre essa foto dos Beatles, a principal afirma que Paul estava morto há três anos e havia sido substituído por um sósia, pois o verdadeiro era canhoto, e o da foto segurava o cigarro com a mão direita, além de estar com o passo trocado em relação aos demais companheiros.
A ordem dos cantores também foi usada para endossar a teoria: Primeiro, de branco, Lennon representaria Deus; Ringo, o agente funerário; Paul, o cadáver; e George, o coveiro. Sobrou até mesmo para o fusca, que tinha a placa “LMW 281F”, onde as letras seriam a abreviação da frase “Linda McCartney Widow” (Linda McCartney viúva, em inglês), os números, que McCartney teria 28 anos se estivesse vivo.
O impacto dessa foto dos Beatles
O impacto foi tão grande, que a placa do veículo foi furtada diversas vezes, e acabou sendo leiloado em 1986 por £2.530. Atualmente ele se encontra no museu da Volkswagen, na Alemanha. Uma Webcam também foi instalada na avenida, em 2011, para que se veja a movimentação em tempo real, o que pode ser muito divertido e render boas risadas ao ver as inusitadas poses dos turistas.
O que ninguém poderia imaginar, é que aquele seria o último disco dos artistas, o que fez com que o álbum ficasse eternizado, assim como sua capa. Só o que ficou foram saudades, além da incrível coletânea que é apreciada mundialmente até hoje.
Link da Webcan: https://www.earthcam.com/world/england/london/abbeyroad/?cam=abbeyroad_uk